Contactos
Parceria Decisor
Anúncio da minha parceria com o ERP Decisor da New Decision
Decisor
O Planeador dos Recursos de Gestão da sua Empresa
Websites
A importância de um Website para a organização
Contactos
CSantos Consultoria
Redes - Software
Software necessário e/ou mais importante para servidores
Redes - Hardware
Servidores, Cablagem, Bastidores, Conectividade, etc.
MDI Facturação
Facturação Microdigital
Parceria Primavera
Facturação Primavera Starter, Tlim e Pssst!
Ir para o início da página CSantos Consultoria no Facebook CSantos Consultoria no Twitter Contacte CSantos Consultoria por Skype Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Contactos CSantos Consultoria

Sistemas Operativos

OS SISTEMAS OPERATIVOS E A NORMALIZAÇÃO

FrigoUm sistema operativo (SO) é um conjunto de programas que permitem que um dispositivo electrónico inicie as suas funções e interaja com outros dispositivos ou com os próprios humanos. Estes dispositivos electrónicos, que podem ser um PC, mas também um frigorifico, ou uma máquina de lavar roupa, ou um telemóvel, obedecem na maioria das vezes a determinadas características standardizadas, ou normalizadas, de modo a que qualquer SO possa funcionar convenientemente.

Esta normalização, a actual, foi conseguida de forma muito pouco pacífica, numa guerra entre corporações (incluindo a IBM) que se iniciou em 1975, com vários programadores (incluindo o Sr. Bill Gates e o Sr. Paul Allen, fundadores da Microsoft) e ainda não terminou, apesar de ter abrandado o ritmo da evolução.

O GRANDE INÍCIO

IBM PC/XTApesar dos SO datarem dos anos 50/60 do século passado, os mais conhecidos actualmente são os dos PCs (Personal Computer, ou Computador Pessoal), denominação iniciada pela IBM em 1981, com a comercialização do IBM PC, com um processador 8088 a 4,77MHZ, 16Kb de RAM, 2 decks de cassetes e monitor monocromático de 80 colunas por 25 linhas (texto).

Os SO instalados eram o CP/M-86, de Gary Kildall, e o PC-Dos 1.0, variante do 86-Dos (8086 Disk Operating System) que a Microsoft tinha adquirido à Seattle Computers, por $50000, e desenvolvido de forma a funcionar no IBM PC. 


A MICROSOFT

Bill Gates e Paul AllenA Microsoft foi fundada em 1975, NÃO para construir um SO, mas para desenvolver o Altair-BASIC, um interpretador (espécie de linguagem de programação) para a Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), que muito mais tarde deu origem ao GW-BASIC, interpretador para MS-DOS. No entanto, com a aquisição do 86-Dos à Seattle Computers, entra definitivamente na guerra dos SO.

Pronto, a partir daqui foi um autêntico e enorme frenesim, com os SO para PC a aparecerem em catadupa no mercado. Começa com o CP/M-86, com o 86-Dos e com o IBM PC-Dos, passa pelo DR-Dos da Digital Research, pelo Z-Dos da Zenith, e continua pelo o MS-DOS. 

EVOLUÇÃO

DisqueteMas "Dos" quer dizer Sistema Operativo para Disco, por isso passou a ser necessário construir suportes de armazenamento mais práticos que as bandas magnéticas. Então começaram a surgir as Floppy Disks, as famosas disquetes, cuja primeira versão foi a da IBM, com 5¼ polegadas, conseguindo armazenar uns enormíssimos 160Kb de informação. O Hardware evoluía em consonância com o software e vice-versa.

Os anos 80 foram loucos para a micro informática. Em 10 anos surgiram dezenas de versões de SO, cada um com novas funcionalidades ou melhoradas, sistemas multi-utilizador e/ou multi-tarefa, mais rápidos, melhor gestão de ficheiros, enfim, a animação era constante. 

OS UTILITÁRIOS

Lotus 1-2-3Paralelamente a esta evolução começaram, também, a aparecer outras aplicações para que os PCs não fossem meramente uns pisa papéis. A Lotus surgiu com o 1-2-3, a primeira folha de cálculo para Dos; a MicroPro com o WordStar, o primeiro processador de texto; O Peter Norton com variadíssimos utilitários, um dos quais passou a ser uma referência: o Undelete, que recuperava ficheiros eliminados; etc., etc., etc. 


A CONCORRÊNCIA

Logo CompaqComeçaram a surgir vários concorrentes à IBM para a construção de PCs. A Compaq foi a maior referência, tendo também construído um SO baseado no MS-DOS, mas muitas outras companhias foram aparecendo, tais como, HP, DEC, Wang, Texas Instruments, Tandy, etc. Com o aparecimento destas corporações, a evolução dos SO subiu em flecha. 

O ANO LOUCO DE 1999

Bug do ano 2000Com tanto frenesim na conquista de um lugar ao sol dos SO e dos PC, as empresas envolvidas esqueceram-se de um pormenor importantíssimo: Os PCs guardavam uma série de informações, incluindo a data actual, num circuito electrónico chamado BIOS (Basic Input Output System).

Estas informações eram lidas depois pelos SO para estarem sempre actualizados no que concerne às características do PC. Se tinha um CD-ROM, então o SO criaria o disco D:, além do C: referente ao disco duro; se tinha um drive de disquetes, passaria a existir um disco A:; e assim sucessivamente, além de registar também a data e hora actuais.

O problema foi o facto de as datas serem guardadas apenas com 6 dígitos, ou seja no formato DD-MM-AA. Quando se aproximava a passagem do ano 1999 para 2000, descobriram que a data iria passar de 31-12-99 para 01-01-00. Ora, a maioria dos PCs iriam considerar o ano 1900 e não 2000. Logo, o dia 01-01-00 iria ser a uma Segunda-Feira, quando deveria ser a um Sábado. Claro que a partir daqui todos os dias da semana iriam estar errados.

Y2K ReadyEste problema acabou por ser resolvido com um utilitário que arrancava em conjunto com o SO e corrigia a data para 8 dígitos. Posteriormente todas as BIOS passariam a contemplar a data completa. 

O WINDOWS

Windows 8.1O MS-Windows 8.1 (2014) é a última versão de SO da Microsoft, mas para chegar aqui, a Microsoft passou por: MS-DOS 1.0, 1.1, 1.25, 2.0, 2.25, 3.00, 3.20, 3.30, 4.00, 4.01, 5.00, 6.00, 6.10, 6.20, 6.21, 6.22, 7.00 e 8.00. Pelo meio surgiu com o Windows 1.0, 2.0, 3.0, 3.1, 3.11 for Workgroups, NT 3.0, 3.1 e 3.51, Windows 95, 95 OSR2, 98, 98 SE, Millenium, 2000 (NT), XP, XP SP1, XP SP2, XP SP3, Vista, Vista SP1, 7, 7 SP1, 8 e 8.1.

Linux LogoDurante esta evolução, apareceram também outros SO, um dos quais totalmente gratuito: trata-se do Linux, uma variante do UNIX, criado e desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, que tem uma infinidade de versões actualmente. Uma vez que é de código aberto, muitos programadores acabaram por desenvolver as suas próprias versões.

O NÃO FIM DO MS-DOS

Para finalizar:
até ao Windows Millenium, o Sistema Operativo era o MS-DOS e o Windows apenas um conjunto de utilitários que funcionavam em multi-utilizador e multi-tarefa e com funcionalidades de vídeo e som. A partir do Windows 2000, o Windows passou a ser o Sistema Operativo e o MS-DOS um conjunto de utilitários para resolução de problemas mais complexos e para compatibilidade com as aplicações criadas para MS-DOS.

MSDOS